Informações importantes sobre Fornecimento e Medição

Se você tem alguma dúvida sobre religação de energia, prazo para o corte, datas de vencimento, ou quanto ao funcionamento do medidor esse é o lugar certo! Separamos as principais perguntas e respostas sobre fornecimento e medição para te ajudar nessa.

Quando você não efetua o pagamento da fatura de energia no dia do vencimento, a CERBRANORTE envia, juntamente com a fatura do mês seguinte, um aviso de corte com prazo de 15 dias para pagamento da fatura em aberto. Se o pagamento não for realizado até o vencimento do prazo concedido neste aviso, acontece a suspensão do fornecimento, conforme prevê o artigo 171 da Resolução Aneel 414 de 15 de Setembro de 2010. Para religar a energia, você precisa quitar a(s) fatura(s) pendente(s). Além disso, uma taxa de religação será cobrada na próxima fatura emitida. 

Primeiramente, você deve retirar todos os aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar que os mesmos venham a ser danificados no restabelecimento da energia. Caso a falta de energia seja apenas em sua residência, é necessário localizar o quadro de distribuição interno, se existir, e verificar se os disjuntores estão ligados.


O associado/consumidor pode se informar sobre qualquer interrupção de energia elétrica através do telefone 0800 643 2499.

O consumidor deve primeiramente contatar a CERBRANORTE. O medidor é de propriedade da cooperativa, mas de responsabilidade do consumidor. Portanto, se forem constatadas irregularidades que venham a provocar registros de consumo incorretos, a Cooperativa irá proceder aos reparos necessários no medidor e recalcular os consumos dos últimos meses. Conforme  414/2010 é direito do consumidor solicitar a aferição de seu relógio ou a troca do mesmo. Este serviço será cobrado quando não houver irregularidades no aparelho, portanto ao solicitar o serviço consulte o valor a ser cobrado.

Sim. A CERBRANORTE oferece ao consumidor, dentro do mês de vencimento, seis datas opcionais de vencimento da conta. Basta solicitar a mudança.

Quando o medidor não está em local de livre acesso do leiturista e ele não consegue fazer a leitura do medidor, o valor da fatura é calculado pela média dos últimos dose meses. Isso pode ocasionar um acúmulo de consumo, pois quando for feita a leitura no relógio poderá ficar constatado que o consumo foi maior do que o cobrado nas contas pela média. Se houver diferença de consumo, esse valor será cobrado. Por isso o consumidor deve facilitar o acesso ao relógio.

É importante lembrar que na conta vem discriminada a data da próxima leitura, para que o consumidor possa se programar.

Minhas opções