Sua fatura apresentou variações no consumo, como proceder para verificar o medidor?

Considerando um possível aumento no valor da conta de luz, o consumidor busca alternativas para verificar e resolver o problema. Uma das possibilidades é a verificação do medidor, que é realizada após a solicitação do consumidor ou pelo setor de faturamento da Cerbranorte. Este procedimento é feito para detectar a existência de eventuais erros do medidor, que podem apresentar um consumo superior ou inferior ao correto. Ou seja, o medidor de energia não pode apresentar variações de erro que excedam o limite de + ou – 4 %.

Apesar de não ser frequente, é muito mais comum o medidor apresentar defeito registrando um consumo menor, do que ao contrário. Por isso, após a análise técnica, caso seja constatado que o medidor apresenta defeitos, como uma bobina queimada, problema no mancal ou até no ciclometro, o medidor é substituído por um novo. 

  • Se o problema não for o medidor, o consumo elevado pode ser causado por um aparelho danificado, um cabo da instalação interna que está dando curto-circuito, ou até mesmo o esquecimento de um equipamento ligado durante um longo período sem o consumidor se dar conta. Nesse contexto, cabe ainda relembrar que a responsabilidade da Cerbranorte vai apenas até o medidor. 
  • A verificação do medidor é feita na própria Unidade Consumidora e o consumidor, de preferência, deve acompanhar a execução do serviço. O procedimento é simples: o técnico usa um medidor no equipamento e aplica a carga máxima ou mínima, simulando o consumo (grande, médio ou pequeno). O equipamento detecta as voltas que o disco do medidor realiza e, no caso do eletrônico, os pulsos que são emitidos. A partir disso é possível detectar quanto para mais ou para menos está ocorrendo na variação, excesso ou falta de verificação de consumo.
  • Após a análise, emitimos ao consumidor um relatório da verificação. Se o procedimento for feito por solicitação do consumidor e não for constatada nenhuma anormalidade, é cobrada uma taxa de serviço conforme  Tabela de Serviços.

Esta solicitação pode ser feita por qualquer pessoa:

na sede da cooperativa, pelo telefone 0800 643 2499, ou até mesmo pelo site através da

Agência Virtual

Ao entrar em contato com a Cerbranorte, lembre-se de sempre ter o número da UC em mãos.

Minhas opções