A Cerbranorte  apoia mensalmente diversas entidades como associações, sindicatos, escolas, centros comunitários, e grupos esportivos.

Instituições Apoiadas

Desenvolvemos atividades para a comunidade em geral desde a fundação, mas hoje podemos dizer que essas práticas priorizam os benefícios aos associados de maneira igualitária e são feitas de uma forma muito mais responsável, visando a contribuição da cooperativa no desenvolvimento da sociedade. Além do compromisso em fornecer energia e prestar os serviços com qualidade e agilidade nos preocupamos com o bem estar social de todos os associados.

Conheça um pouco dos projetos que apoiamos atualmente:

Além de promover a defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a APAE transforma vidas através do respeito e da integração, entre a escola, os alunos e as famílias, como uma verdadeira comunidade. A Rede Apae se destaca por estar presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Em Braço do Norte, o projeto “Cooperando com Arte”, é destinado a fomentar a inclusão através da arte. Os recursos auxiliam na compra de materiais para a confecção de artesanatos, e  para o aprendizado de novas técnicas que auxiliam no desenvolvimento dos alunos.

É comprovado que o contato com a arte ajuda a ampliar vários aspectos importantes na vida da pessoa com deficiência, como a criatividade, a sensibilidade, além de potencializar as capacidades intelectuais e motoras. Por isso, se torna tão importante essa parceria da APAE com a Cerbranorte.

Além de promover a defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a APAE transforma vidas através do respeito e da integração, entre a escola, os alunos e as famílias, como uma verdadeira comunidade. A Rede Apae se destaca por estar presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Em Rio Fortuna, o projeto “Abrace a APAE com Energia” é extremamente importante para custear as necessidades de manutenção da escola. Alguns serviços e atividades diferenciadas realizadas com os alunos só se tornam possíveis por meio dessa parceria entre a Cerbranorte e a APAE. Auxiliar a inclusão é o principal objetivo do desenvolvimento deste projeto.

 

Com o repasse mensal, são comprados materiais para realizar essas atividades, custear deslocamentos, principalmente para a participação em eventos esportivos. E também, quando necessárias, são realizadas pequenas reformas que trazem muitos benefícios a APAE de Rio Fortuna.

Fundação Médico Social Rural de Rio Fortuna foi instituída em 20 de março de 1970, em uma Assembleia Geral, realizada após iniciativas das autoridades, representantes locais e da própria população. Hoje, presidida por Volnei Exterkoetter, a instituição conta com 24 colaboradores e tem a disposição 32 leitos.

Visando promover o bem estar social da comunidade, oferece serviços com atendimento ágil, eficiente, humanizado, responsável e comprometido com a vida do paciente e sua família, elevando, assim, os padrões de vida da população de Rio Fortuna e dos municípios vizinhos.

Com o apoio da Cerbranorte, o hospital desenvolve o projeto Energia que faz bem, que oportuniza a população em geral o acesso a gratuidade nos serviços básicos de saúde.

A alimentação saudável é extremamente importante para o desenvolvimento e o crescimento de uma criança. Isso influencia não somente na saúde física, mas também na saúde psicológica, atingindo diretamente seu bem estar emocional e social. Uma alimentação correta contribui também com o aumento da imunidade, da aprendizagem, com o crescimento adequado, o desenvolvimento psicomotor,  e inúmeros outros benefícios para a criança.

Com a parceria da Cerbranorte, o Projeto “Bem Nutrir” possibilita que as crianças da ASACAD tenham uma alimentação muito mais saudável e nutritiva. O repasse mensal da cooperativa é destinado a compra de alimentos diversificados para garantir um cardápio saudável para todas as crianças.

 

Muitas vezes, as refeições feitas na ASACAD são as refeições mais importantes no dia de uma criança, por conter mais alimentos saudáveis e em quantidade apropriada para o desenvolvimento dela. importantes sobre a alimentação saudável.

Com o projeto, as crianças podem comer verduras, fazer saladas de frutas, bolos, e outras receitas, e também aprender o verdadeiro valor nutritivo de cada alimento. Assim, o apoio da Cerbranorte se torna fundamental para que os professores e a nutricionista que acompanha a ASACAD realizem estas ações tão necessárias.

Fundada no dia 3 de agosto de 1988, a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – Asacad, sediada na Rua Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Santa Augusta, é uma organização de assistência social cujo objetivo principal é o atendimento, no contra turno escolar, de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em situação de ameaça e violação de direitos.

Composta por uma equipe de 32 colaboradores, a instituição, que atende diariamente 320 crianças e adolescentes, desenvolve o projeto “Construindo a Cidadania Fora das Ruas” e propicia a seus alunos ações culturais e esportivas, inclusão digital, atendimento odontológico e psicológico, além de três refeições diárias e encaminhamento ao mercado de trabalho. Com o apoio fundamental da sociedade em geral, dos clubes de serviço, de empresas e do poder público municipal, a Asacad é referência na região e tem um papel importantíssimo na transformação da vida das crianças e adolescentes inscritos no projeto.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo a luta social no combate ao câncer. Mas, muito mais do que isso, a Rede costuma apoiar a saúde da mulher de um modo geral, auxiliando-as e motivando-as a vencer os obstáculos diários.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para os anos de 2018 e 2019, sejam diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano.

O trabalho das mulheres da rede é totalmente voluntário, porém para as atividades diárias serem realizadas, há alguns gastos fixos e outros esporádicos. Como por exemplo, a compra de papel sulfite, materiais de limpeza, dedetização, manutenção do computador, pagamento do sistema da Rede e da vigilância.

 

A Cerbranorte entende a importância do trabalho da Rede Feminina para toda a região e por isso é parceira através do projeto “Rede de Energia”, que contribui com a execução das principais ações da Rede, bem como os custos de manutenção da sede no centro de Braço do Norte.

Quer ação mais cooperativista do que o esporte? Até mesmo os atletas que competem sozinhos precisam da cooperação de outras pessoas em seus treinos. Diante disso e do tanto de benefícios que a prática de esportes proporciona as pessoas, a Cerbranorte não poderia deixar de apoiar os atletas da região.

A Cerbranorte sempre valorizou o esporte e entende a importância dele para a promoção da saúde e da cooperação. Alguns dos atletas apoiados: projeto Parceiros BN, Japinha do Karatê, Murilo Ricken, Associação Braçonortense de Karatê  e muitos outros.

Atletas | esportes Apoiados

Um dos grupos que recebe apoio da cooperativa é o Parceiros BN – Corredores de Rua. O projeto surgiu no início de 2017 e visa, principalmente, incentivar as pessoas a praticar esportes. Além de apoiar a dupla de corredores nas diversas competições de corridas de rua, a Cerbranorte contribui com a disseminação do cooperativismo através de palestras e encontros realizados pelos atletas para consumidores de idades distintas, mas, principalmente, para os alunos das escolas da região.

Associação Braçonortense de Karatê também recebe apoio da Cerbranorte. A Associação, que conta com o trabalho de professores voluntários, atende crianças carentes do município, propiciando a elas os benefícios da prática do esporte. As crianças atendidas têm desenvolvidas através da prática a disciplina, a confiança, a paciência e o espírito esportivo. Além disso, as crianças ainda tem a oportunidade de participar de competições por toda a região.

Destaque no Karatê regional, a atleta mirim Anabel, conhecida como Japinha do Karatê, também recebe apoio da cooperativa. A menina, que é fruto da Associação de Karatê, tem brilhado nas mais diversas competições.

A Cerbranorte é apoiadora master dos Jogos Escolares de Braço do Norte – JEBRA. O evento é realizado no Colégio Dom Joaquim e conta com a participação de diversas escolas, com alunos de 9 a 12 anos. Além da realização das provas de atletismo, as crianças participaram de brincadeiras, comeram pipoca e ainda tiveram a companhia do Cebranito. 

De acordo com o professor de Ed. Física e organizador, Thiago Rocha, o objetivo da realização do JEBRA é incentivar a prática esportiva entre as crianças, principalmente o atletismo. Trabalhar a importância da cooperação, do empenho e da disciplina na conquista de resultados e metas.

Minhas opções