Você se mudou, como solicitar uma Ligação Nova?

Se você acabou de construir, comprar ou alugar um imóvel e ele nunca teve um relógio de energia (medidor) instalado, então você precisa solicitar o serviço de Ligação Nova.
 
Acreditamos que esse é um momento muito importante em sua vida. Afinal, ter um imóvel é a realização de um sonho e estamos aqui para ajudar você com isso. Confira nossas orientações e seja muito bem-vindo(a)!
 
Atenção: Caso tenha, ou já teve, um relógio de energia da Cerbranorte instalado, o serviço que você deve solicitar é a Troca de Titularidade.
 
É importante conferir se o relógio já foi instalado no imóvel a pedido do condomínio/construtora.

Procedimentos para LIGAÇÃO NOVA

Após a conclusão do padrão pela instaladora, a ligação nova deve ser solicitada em uma das sedes de atendimento da Cerbranorte, em Braço do Norte ou Rio Fortuna. O consumidor deve ter em mãos os documentos descritos no procedimento abaixo.

  • Inicialmente o consumidor deverá entrar em contato com a instaladora para solicitar os serviços necessários para a instalação do padrão. Caso a instaladora identifique que não possui rede de distribuição no local para atendimento, deve informar no croqui de instalação a necessidade.
  • Havendo rede de distribuição no local, a instaladora deverá avaliar o material necessário para o ramal de ligação e a posição e especificação do poste do padrão de entrada, além do tipo de ligação (monofásica, bifásica ou trifásica).
  • Hora de adquirir e implantar o poste (se o padrão não for subterrâneo e padrão indicado pela instaladora. 
  • É importante destacar que o consumidor tem o dever de fornecer o padrão de entrada de energia adequado às normas técnicas da Cerbranorte (Feco D-04).
  • Assim que o padrão estiver concluído, o interessado deve vir à Cerbranorte para solicitar a ligação, trazendo o termo de responsabilidade e o croqui de instalação fornecido pela instaladora.

Informações sobre Consumo

No momento da ligação, serão solicitadas ao consumidor informações a respeito da finalidade de utilização da UC e a relação de equipamentos/carga a ser instalada no imóvel (ex. quantidade de lâmpadas, TV etc.);.

É extremamente importante informar corretamente sua carga.

Documentos DO IMÓVEL

Os documentos necessários para comprovação da propriedade ou posse do imóvel estão regulamentados na Resolução Cerbranorte nº 002/2019, de 01/11/2019, e podem ser conferidos aqui RESOLUÇÃO nº002/2019

  • Certidão de inteiro teor da matrícula do imóvel;
  • Escritura pública da transferência da propriedade;
  • Contrato de transferência de propriedade com firma reconhecida;
  • Formal de partilha ou escritura pública de inventário extrajudicial;
  • Contrato de locação, arrendamento ou comodato
  • Documentos emitidos pelo poder público, tais como carnê do IPTU, ITR, Alvará, Habite-se, declarações, permissões e outros;
  • Termo de nomeação do inventariante;
  • No caso de bem sujeito à sucessão hereditária não aberta, a certidão de óbito e a autorização de transferência assinada por 50%+1 dos herdeiros legítimos;
  • Cartão atualizado do CNPJ ou certidão atualizada do órgão, cartório ou autarquia responsável pelo registro, para a pessoa jurídica;
  • Últimas 3 faturas da CASAN;
  • Outro documento que comprove a existência de direito real sobre o imóvel que não o de propriedade;

Os documentos apresentados deverão atender os seguintes critérios:

I – ser apresentado no original ou por cópia autenticada;

II – ter no máximo 30 dias de emissão ou, sendo mais antigo, ser acompanhado de declaração de que não houve alteração;

III – serem assinados na presença de funcionário da Cerbranorte ou ter firma reconhecida;

Outros documentos hábeis para comprovação da posse ou propriedade poderão ser aceitos após avaliação e validação pela Comissão Interna da Cerbranorte.

A emissão da primeira fatura de energia elétrica para o novo titular pode levar de 15 a 47 dias

Observação: caso o solicitante possua débito é necessário apresentar documentos (ou cópias autenticadas) que comprovem a ausência de vínculo do requerente com o imóvel, na época em que o débito foi gerado ou a quitação do mesmo.

Como solicitar a ligação nova pela internet?

Preencha o formulário no link abaixo inserindo cópia da documentação necessária.

Para trocas de titularidade em unidades consumidoras com microgeração ou minigeração, o solicitante deverá, além dos documentos descritos nesse procedimento, incluir as informações pertinentes ao tipo de unidade consumidora. Confira Micro e Mini Geração – Cerbranorte 

Minhas opções