Trabalho de poda de árvores ajuda a evitar acidentes na rede elétrica

80% das ocorrências sem energia são causadas por queda de árvores, galhos ou casca em cima da rede, tanto em Braço do Norte e em Rio Fortuna, segundo dados da Cerbranorte.

Quando uma árvore cai sobre a rede de energia é uma reação em cadeia.  A colisão é “detectada” pelo fio e as proteções do sistema elétrico – fusível e religador- são acionadas, desativando a transmissão nos postes. Caso seja uma região isolada, a possibilidade de horas sem energia poderia afetar diversos agronegócios: de fumicultores, que utilizam tecedeiras; o ramo do laticínio, as granjas de galinhas e porcos, entre outros. São 1.726 comércios e 811 indústrias, além dos milhares de consumidores residenciais e rurais em Braço do Norte e Rio Fortuna que dependem dessa energia.

Por isso é essencial o trabalho preventivo de poda de árvores, ainda mais em época de primavera, quando a previsão de tempestades é certa. Quando vêm o chamado para o trabalho, as equipes especializadas são acionadas para detectar as árvores que mais oferecem risco à rede. 

Só nos últimos meses, a Cerbranorte investiu em dois caminhões Munk, que substituíram modelos de 1980, e uma camioneta com cesto aéreo, totalizando R$ 1, 5 milhão. O vice-presidente da Cerbranorte Distribuição, Roberto Kindermann, reforça o quanto as aquisições contribuíram para o trabalho de poda. “A poda de árvores próximas a rede é de extrema importância, por questões de segurança. Em torno de 80% das ocorrências de UCs sem energia são causadas por queda de árvores, galhos ou casca em cima da rede”.

O ideal é que toda a vegetação fique a uma distância de 30 metros da rede, na prática essa não é a realidade. As equipes realizam as podas sempre que há a identificação daquela que ofereça risco.  Além do prejuízo com a interrupção do fornecimento de energia, há os custos envolvidos com veículos, mão de obra e materiais, atingindo também os consumidores e empresas que deixam de produzir ou realizar as suas tarefas.

O trabalho de poda de árvores só traz benefícios ao associado. Afinal, os problemas desse gênero  também afetam a conta no final do mês. A fatura de energia depende do valor da tarifa e quantos kwh o consumidor utiliza. “Parte do valor da tarifa é calculado para cobrir os custos da distribuição de energia, de modo geral, somando esses gastos relativos a ocorrências com árvores/vegetação na rede”, salienta o vice Roberto Kindermann. De modo simplificado, quanto menor os custos com a manutenção da rede menor será a tarifa de energia para o consumidor final.

Vale lembrar que a poda de árvores próximas à rede não pode ser feita por conta própria. São necessários equipamentos como os EPIs e EPCs obrigatórios por norma, treinamento da NR12 – para operador de motosserra e NR 35 –, trabalho em altura e, algumas vezes, motosserra e cordas para direcionar ou firmar a árvore. Dependendo das dimensões da árvore, pode ser utilizada uma camionete com cesto aéreo ou um caminhão guindauto. Quando perceber a necessidade desse serviço, contate a equipe pelo 0800 643 2499 e evite sofrer com choques elétricos.

Mais posts