A Cerbranorte está entre 22 cooperativas de energia catarinenses que foram beneficiadas com a aprovação de uma lei na Alesc nesta quarta-feira, 14. O governador em exercício, Moacir Sopelsa, foi quem sancionou a Lei nº 18.516, que institui a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia. A articulação e construção da política foi realizada pela Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina (Fecoerusc).
A norma prevê pelo menos quatro instrumentos de apoio ao crescimento e desenvolvimento destas instituições. Dentre os principais avanços, pode-se destacar a possibilidade de parcerias, acordos e celebrações de convênios entre órgãos do governo, como BRDE e Badesc, e as cooperativas de energia, além de incentivos fiscais e creditícios.
Para o presidente da Cerbranorte Distribuição, Mayco Luiz Niehues, essa lei representa um marco para o cooperativismo catarinense. “A lei que foi sancionada abre portas para muitos projetos, como a nossa linha de transmissão de 138 kV em parceria com a Cegero, para conexão na rede básica em Treze de Maio”, exemplificou. “Acreditamos que trará muitos benefícios para as cooperativas e seus associados”.