RETROSPECTIVA

O ano que findou foi bastante produtivo para a Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte – Cerbranorte. Segundo o presidente, Antônio José da Silva, o Toninho, muitos são os motivos que dão base à afirmação. Entre eles, a Subestação Cerbranorte, um investimento de mais de R$ 12 milhões que, para Toninho, foi a maior conquista do ano. “A subestação foi sem dúvida um grande presente para região. Hoje a cooperativa pode oferecer energia de qualidade e com estabilidade para o associado e pode ainda dar condições para que novos investimentos sejam feitos em Braço do Norte e Rio Fortuna. Uma conquista não só dos colaboradores da Cerbranorte, mas também de todos os associados e que trará mais desenvolvimento para a região”, afirma.
Além da subestação, outra importante obra da Cerbranorte teve bom andamento em 2014. A Pequena Central Hidrelétrica Capivari, que está sendo construída em São Martinho, está com mais de 95% de suas obras concluídas e deve ser inaugurada em março. “A diretoria da Cerbranorte Distribuição junto com a da Cerbranorte Geração assumiu o compromisso de tirar esse sonho do papel e com a colaboração de todos os envolvidos, inclusive a Urbano Agroindustrial, nossa parceira, estamos cumprindo com nossa promessa”, comemora Toninho.
Durante o ano, também foram feitos outros investimentos com o objetivo de melhorar o atendimento ao associado. O site, por exemplo, foi modernizado a fim de facilitar o acesso. Um sistema de SMS também foi implantado. Por meio dele, o associado pode solicitar, sem custo, o número do código de barras da sua fatura para efetuar o pagamento. Isso evita que o consumidor tenha que vir até a cooperativa e também não precisa ter acesso a um computador. Além disso, o associado pode ainda verificar se tem faturas em aberto. O SMS ainda é utilizado pela Cerbranorte para comunicar desligamentos programados, conclusão de serviços e quedas repentinas de energia.
Outro sistema implantado pela cooperativa foi o de medição de alta. O sistema garante mais precisão na medição da energia fornecida. Além de possibilitar aos consumidores o acompanhamento do consumo diariamente. Também é mais necessário ir até as empresas para fazer a leitura. Foi realizada também a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, que como o próprio nome já diz, visa dar segurança aos colaboradores, o que consequentemente, influencia na qualidade dos serviços prestados. Além da SIPAT, outros 22 cursos de qualificação foram oferecidos aos colaboradores.
Além desses investimentos, a cooperativa ainda adquiriu três veículos, quatro reguladores, dois religadores, 150 transformadores e diversos equipamentos para auxiliar nos serviços técnicos, como o Termovisor. Em 2014, a cooperativa também manteve sua certificação da ISO 9001. O sistema de gestão já é usado desde 2010. “A certificação é um atestado para o consumidor de que os seus direitos estão garantidos, de que os serviços solicitados estão sendo realizados com qualidade e de que as reclamações são ouvidas e tratadas de forma ética”, afirma a gerente comercial Deise Faust Vieira.
No ano que passou a Cerbranorte, por meio do Programa de Eficiência Energética – PEE,  também contemplou 120 associados de baixa renda com refrigeradores novos e ainda distribuiu 800 lâmpadas de baixo consumo. O programa Cooperjovem, que tem como objetivo divulgar e difundir os princípios e a filosofia do cooperativismo nas escolas, também teve continuidade.
A fim de informar aos associados sobre todos os trabalhos e investimentos da cooperativa e estimular a participação do associado foi criado o projeto Cerbranorte na Comunidade. Quinzenalmente, o presidente e demais membros da diretoria fizeram visitas aos bairros das cidades atendidas pela cooperativa e, além de informação, ofereceram aos associados espaço para fazer sugestões e críticas. A intenção da atual diretoria é dar continuidade ao projeto, que trouxe mais transparência à cooperativa. “A participação dos associados é fundamental. Por meio da cooperação das pessoas, sugerindo melhorias e até mesmo apontando pontos a serem melhorados, podemos fazer, cada vez mais, um trabalho de qualidade em prol de todos”, afirma o vice-presidente Manoel da Silva, o Nelo.
Fechando com chave de ouro, a Cerbranorte ainda obteve nota 82,96 no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) 2014. A nota é considerada excelente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Mais posts

Prestação Anual de Contas 2023

O ano de 2023 representou a concretização de muitos meses de planejamento. O principal compromissodo Conselho de Administração continua sendo com o nosso associado. Transparência

Minhas opções