Outubro é o mês em que a cor rosa predomina. Nas redes sociais, nas fachadas dos prédios, ou mesmo nas ruas, em pequenos laços presos às roupas dos pedestres. Mas por trás das portas fechadas, longe das vitrines, a campanha contra o câncer de mama e de colo de útero começa muito antes. Na verdade não termina: é contínua. E são as mulheres voluntárias, que trabalham na Rede Feminina, que mantém a esperança acesa em todos os meses do ano.
Em Braço do Norte, em torno de 35 voluntárias se desdobram pela missão de ajudar mulheres diagnosticadas ou que precisam de força nesse momento delicado. São atendidas quase 150 mulheres mensalmente ali. Mas em outubro, o número dobra: chegam a entrar na rede até 400 mulheres procurando por uma avaliação. A realidade mostra que ainda é necessário falar do tema para que, ao menos quando se fala de câncer de mama, o autoexame seja lembrado.
A enfermeira da rede, Elisiane da Silva, fala da excelência do atendimento da rede e o benefício, em relação ao exame particular. “Aqui os pacientes fazem a coloscopia seguido de biópsia. Esse atendimento também é gratuito. Sendo que se for ser feito na rede particular é um exame de custo caro, só a colposcopia custaria até R$ 400”. Esse exame pode ser feito na rede feminina mesmo.
Câncer de colo de útero: uma informação
Como o Outubro Rosa também é sobre a conscientização do câncer de colo de útero, a enfermeira Elisiane traz um fato que deve ser conhecido: a relação entra as doença sexualmente transmissíveis e o câncer. “Muita gente não sabe, mas um dos principais causadores de câncer de colo de útero é o vírus HPG”. Existe uma vacina que pode preveni-lo na idade entre 9 e 14 anos pras meninas e 11 e 14 anos pros meninos – prevenindo o câncer de pênis nesse caso. “É muito importante estar refletindo e falando sobre o tema para espalhar a conscientização”.
Quem pode fazer o preventivo?
A mulher pode fazer um exame preventivo na Rede Feminina desde a primeira relação sexual. Se a menina for menor de idade, terá que levar um acompanhantmaior de idade. É necessário apenas estar há três dias sem ter relação. Levar todos os documentos: a identidade, CPF, cartãozinho do SUS.
Horários
Quer conhecer a rede mais de perto? Funciona de segunda a sexta-feira, na segunda-feira das 12h30 às 18h. Na terça-feira, das 7h às 11h e do 12h30 às 17h, já na sexta-feira do 12h às 17h30.
Café especial da Cerbranorte
Nesta quinta-feira, 28, às 15h a Cerbranorte fez um café colonial na AFUC – Associação dos Funcionários para as voluntárias da Rede Feminina em agradecimento a todo o trabalho que elas prestam e fazer uma homenagem a esse belo trabalho. É através da Cerbranorte que a instituição realiza o projeto Energia Em Rede com o repasse mensal de R$ 1, 5 mil. Esse valor poderá aumentar em breve, segundo divulgado no café pelo presidente da cooperativa, Mayco Niehues.