
O programa é destinado a cooperadas, esposas, filhas de cooperados e colaboradoras de cooperativas de qualquer ramo de atividade do cooperativismo do Estado de Santa Catarina.
Geral: Oferecer capacitação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas.
Específicos:
• Conhecer a mulher cooperada;
• Integrar a mulher cooperada no cotidiano da cooperativa;
• Apresentar noções importantes sobre cooperativismo;
• Fomentar a importância do protagonismo feminino;
• Promover a educação e comunicação cooperativista;
• Apresentar noções importantes sobre empreendedorismo cooperativo;
• Orientar a mulher cooperativista para uma atuação eficaz dentro da cooperativa;
• Fortalecer a identidade da cooperativa entre as participantes;
• Despertar nas mulheres o senso de liderança.
O programa é realizado em quatro etapas: preparação, lançamento, formação modular e constituição de núcleos femininos. A proposta formativa do programa tem como principais eixos temáticos: Cooperativismo, Liderança e Protagonismo Feminino e Organização do Quadro Social.
• Constituição de núcleos femininos, com projeção de potenciais cooperadas e lideranças cooperativistas;
• Maior envolvimento e participação ativa da mulher na cooperativa;
• Ampliação do comportamento empreendedor e do protagonismo feminino;
• Maior fidelização da família associada;
• Fortalecimento da identidade cooperativista;
• Valorização da mulher.
Um dos fatores determinantes para o sucesso do programa é o apoio e o comprometimento da diretoria da cooperativa perante todo o processo da formação, e, principalmente, da implantação do núcleo feminino, pois, após o término do programa, a cooperativa deverá continuar oportunizando novos projetos e ações para consolidar na prática uma efetiva participação das mulheres, seja nas assembleias, no seu quadro diretivo, núcleos ou comitês, seja no aprimoramento de ações, cursos e treinamentos voltados para o desenvolvimento do público feminino.
Sabemos que o negócio cooperativista terá bons e eficazes resultados quando seus cooperados sentirem-se de fato associados, assistidos, e, consequentemente, fidelizados com a cooperativa. Nesta perspectiva, o público feminino tem se mostrado cada vez mais afetiva e efetivamente interessado pelo negócio cooperativo e o seu envolvimento com a cooperativa contribuirá decididamente no fortalecimento da cooperativa, e, consequentemente, do sistema cooperativista.
Programa de Mulheres Cooperativistas da Cerbranorte: Fortalecendo a Liderança e a Transformação Social
O Programa de Mulheres Cooperativistas, idealizado pelo Sescoop, é uma iniciativa que visa capacitar e empoderar mulheres da nossa comunidade para assumirem papéis de liderança dentro do cooperativismo e em suas próprias vidas. Desde a sua criação, o programa tem sido um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de uma rede de apoio para as mulheres que desejam fazer a diferença em suas comunidades.
Com duas edições realizadas até o momento, o programa se consolida como um importante marco de transformação. A primeira edição, em 2023, contou com 38 formandas que participaram de oito encontros ao longo do semestre. Já em 2024, o programa se expandiu, trazendo 32 novas formandas em um total de nove encontros, culminando em uma formatura realizada em setembro.
Durante a formação, as participantes foram expostas a uma série de temáticas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional, como:
- Liderança Feminina no Cooperativismo: Entendimento do papel das mulheres na gestão e nas decisões cooperativas.
- Gestão Financeira e Sustentabilidade: Técnicas de planejamento financeiro, tanto para a vida pessoal quanto para projetos comunitários.
- Comunicação Eficiente: Habilidades de comunicação assertiva e como influenciar de forma positiva.
- Sustentabilidade e Cooperativismo: A importância da sustentabilidade para o desenvolvimento cooperativo e social.
- Inteligência Emocional: Autoconhecimento e controle emocional para fortalecer o papel da mulher nas cooperativas e na sociedade.
- Desenvolvimento Comunitário: Ferramentas para engajar a comunidade local e promover iniciativas colaborativas.
Essas temáticas foram abordadas por renomados especialistas e professores convidados, como Andreia da Cunha, da Fúzia, que trouxe uma visão ampla sobre liderança e transformação social.
Após a formatura, todas as participantes do programa são convidadas a integrar o Núcleo Feminino da Cerbranorte, um grupo dedicado a continuar o desenvolvimento dessas mulheres e a promover a transformação social dentro e fora das cooperativas. O núcleo é composto por formandas de ambas as edições e tem como lema “Somos Asas da Transformação”, refletindo o compromisso em voar cada vez mais alto e levar mudanças positivas para a sociedade.
O Programa de Mulheres Cooperativistas da Cerbranorte é mais do que um curso de capacitação. Idealizado pelo Sescoop, é uma jornada de autodescoberta, fortalecimento de vínculos e criação de uma rede de apoio, onde cada mulher é valorizada e encorajada a ser protagonista da sua própria história.

Primeiro encontro do Programa Mulheres Cooperativistas da Cerbranorte reúne mais de 40 cooperadas e supera expectativas
Ministrado pelo educador Ney Guimarães, primeiro encontro realizado na terça-feira, 11 de abril. Programa terá duração de quatro meses A Cerbranorte iniciou nesta semana o Programa Mulheres Cooperativistas. O primeiro