A maioria das pessoas sabe que é importante ter duas lixeiras na cozinha: para resíduos orgânicos e para recicláveis. Mas apesar da teoria fresca na memória, na prática nem todo o mundo faz isso. E segundo dados de 2021, a reciclagem no Brasil atinge apenas 2,1% de tudo que é coletado. Pensando em transformar essa realidade em Rio Fortuna, uma cidade ainda sem coleta seletiva, a Cerbranorte entrou como parceira em um projeto, junto com a Secretaria Municipal de Educação. O “Juntos Cooperando com o Mundo” levará essa consciência às crianças, que são o futuro de todos nós.
Os responsáveis pelo projeto são os representantes da Escola Municipal Professor José Boeing, que já faz parte do o Cooperjovem desde 2010, e que já o estão trabalhando com todas as turmas, de pré ao 5º ano. Como parceira, a Cerbranorte contribuiu com parte do projeto, doando e instalando lixeiras e construindo um espaço com containers para reciclagem. A coordenadora do projeto, Daiane Benedett Buss, reforça a importância da ação, que ultrapassará as paredes da escola. “Vai abranger todo o município, com dias diferenciados de coleta e orientação sobre separação de resíduos sólidos que possam ser reaproveitados, buscando provocar conscientização e mudança de atitudes”.
As ações do Projeto Cooperjovem estão presentes no dia a dia da escola e já trouxeram muitos benefícios, tanto para o ambiente escolar quanto para a comunidade. Essa parceria visa auxiliar também na educação das crianças para a conscientização em relação à produção e à destinação de resíduos sólidos, para que ao mesmo tempo, elas se tornem multiplicadoras desse conhecimento em suas famílias e comunidades.
As ações educativas envolvem todas as turmas, com atividades didáticas em sala de aula, visitação a um local de separação de resíduos e campanha de arrecadação de materiais para reciclagem, que estão sendo depositados nos três reservatórios grandes de containers que ficam na frente da escola, incentivando a prática de separação em casa.
Ao final do ano, as crianças serão apresentadas à quantidade de resíduos arrecadados por eles que tiveram um destino adequado. Como as ações envolverão a cooperação de todos para o bem comum, o projeto fechará com entrega de certificados e uma premiação. ”Acreditamos que, com a cooperação entre a escola e a comunidade, conseguiremos desenvolver a conscientização sobre esse tema tão relevante e incentivar mudanças de atitude que favorecerão nosso futuro”, conclui Daiane.