No dia 02 de fevereiro a CERBRANORTE comemora seu aniversário. Em 2014 completa 52 anos, com uma história de muita luta e também de conquistas. História que foi escrita com a coragem e determinação do povo braçonortense. Conheça um pouquinho dessa história:
A chegada da energia elétrica em Braço do Norte se deve ao pioneirismo de Theodoro Bernardo Schlickmann e Augusto Withenrich. Das águas do Rio Glória, que alimentava uma pequena turbina de 30Kva, surgiu o progresso, em 1929. Já em 1930, nascia a Sociedade Força e Luz Braço do Norte.
A cidade cresceu e vários estabelecimentos foram surgindo, além de inúmeros pedidos de ligação de energia. Em pouco tempo, as águas do Rio Glória já não supriam mais a demanada necessária para o desenvolvimento do município. Percebendo a necessidade de transferir a usina para um rio mais volumoso, Theodoro Bernardo Schlickmann instalou, no rio Braço do Norte, uma turbina e um gerador de 125 Kva.
A usina passou a ser administrada pela prefeitura municipal no início dos anos 60, que incentivou, por motivos legais, a criação de uma sociedade cooperativista. Em fevereiro de 1962, com a participação de 42 associados, foi criada a Sociedade Cooperativa de Eletrificação Rural de Braço do Norte de Responsabilidade Ltda., tendo como primeiro presidente o senhor Dorvalino Locks.
O primeiro desafio da nova cooperativa foi aumentar a capacidade de produção, já que a unsina da represa não permitia mais novas ligações. Com a ajuda da Comissão de Energia elétrica de Santa Catarina e da população de Braço do Norte, foi construída uma subestação em Gravatal, com rede de transmissão vinda da Companhia Siderúrgica Nacional, de Tubarão.
Hoje, a Cerbranorte conta com 18.995 associados, 14.939 consumidores e 89 funcionários. Completando seus 52 anos a CERBRANORTE vive um momento muito importante, estamos na reta final da construção da tão sonhada PCH Capivari, que trará muitos benefícios para Braço do Norte e Rio Fortuna.
“Gostaria de parabenizar a cooperativa pelos seus 52 anos de existência e de muitas conquistas. Parabenizo também os fundadores e todos os presidentes que por aqui passaram. Aos nossos associados, expresso o carinho e agradecimento de toda a diretoria. É gratificante saber que acreditaram em nossos projetos. Mais gratificante ainda é saber que estamos no caminho certo. Hoje, como presidente da CERBRANORTE, afirmo que no que depender de mim e de todos os membros da diretoria, faremos o possível para garantir o desenvolvimento da melhor maneira para a cooperativa. Também retribuiremos a confiança de todos, garantindo energia de qualidade e excelência no atendimento”. Antonio José da Silva, Toninho.