Nos últimos dias, a Cerbranorte tem recebido diversos relatos de associados sobre o aumento no valor das faturas de energia elétrica. No entanto, a cooperativa esclarece que não houve reajuste na tarifa, mas sim um crescimento expressivo no consumo devido à intensa onda de calor que atingiu a região.
A coordenadora comercial da Cerbranorte, Deise Faust Vieira, explicou que no dia 11 de fevereiro a cooperativa registrou um recorde na entrega de energia, alcançando cerca de 43 megawatts, um aumento significativo em relação à média diária de 23 megawatts. O fornecimento também cresceu 20% em comparação com o mesmo período do ano passado, impulsionado pelo maior uso de equipamentos de refrigeração como ar-condicionado, geladeira, freezer entre outros.
Deise destacou que, além do aumento no consumo em kWh, o impacto no valor final da fatura também ocorre devido à incidência de encargos tributários, como ICMS e COSIP, sobre o total de kWh faturado.
“O crescimento no consumo elevou os encargos, tornando as faturas mais altas para os consumidores, lembrando que esses valores são apenas recolhidos pela cooperativa e repassados ao Estado e Município”, explicou.
Para ajudar os consumidores a reduzirem o consumo de energia e minimizar os impactos financeiros, a Cerbranorte recomenda a escolha de equipamentos mais econômicos, com selo Procel classe A. De acordo com estudos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), um aparelho de ar-condicionado com selo A pode consumir até 40% menos energia em comparação a um modelo menos eficiente. O mesmo vale para geladeiras, ventiladores e outros eletrodomésticos de uso contínuo.
O presidente da Cerbranorte, Mayco Luiz Niehues, reforçou o compromisso da cooperativa em manter tarifas acessíveis e buscar soluções para a economia dos associados.
“Estamos trabalhando constantemente para reduzir cada vez mais a tarifa de energia, e não para aumentar. Nosso objetivo é garantir um fornecimento eficiente e acessível para todos os nossos cooperados”, afirmou.
A Cerbranorte reforça seu compromisso com a transparência e orienta os associados a monitorarem o consumo, buscando alternativas para otimizar o uso da energia elétrica e evitar surpresas nas próximas faturas.