Com apoio da Cerbranorte, atletas têm a chance de competir internacionalmente

Através de o apoio a projetos e atletas da região, a Cidade do Vale está cada vez mais perto de ter um representante nas próximas Olimpíadas

O clima de Olimpíadas continua no ar e dia 24 de agosto iniciam-se as Paralimpíadas. Ainda estamos celebrando todos campeões que levaram o Brasil, muitas vezes, ao pódio em Tóquio. Mas para chegarem até lá, é bom lembrar que houve um longo percurso ladeado por mestres, professores, técnicos, pais, amigos que apoiaram e, juntos, levaram-nos a conquistar o primeiro lugar. O esporte é sobre isso: cooperação. Ainda que atletas compitam sozinhos, é a cooperação de todos que possibilita a vitória.

A Cerbranorte é um dos agentes dessa reação em cadeia. Pois a cooperativa possui um dever ininterrupto com o esporte. Considerando todos os benefícios que a prática esportiva proporciona, a nível individual e coletivo, são apoiados alguns projetos e atletas da região, como o Parceiros BN: corrida de rua, os caratecas Murilo Ricken, Japinha do Karatê, Leticia Cardoso, além da Associação Braçonortense de Karatê, entre outros atletas e modalidades distintas.

Também junto aos atletas, a Cerbranorte organizou uma campanha de incentivo a doação de sangue neste mês. Nos dias 16 e 27 de agosto, um carro do Hemosc virá de Criciúma para buscar e levar quem quiser participar do ato. A Cerbranorte está coletando o nome dos interessados.

Conheça agora um pouco mais do papel que a Cerbranorte desenvolve com o esporte:

Corredores de rua

O projeto do grupo Parceiros BN – Corredores de Rua surgiu no início de 2017 e visa incentivar às pessoas a pratica esportiva. Além de apoiar a dupla de corredores, Alexandre Borgert Espíndola, 39, e Ederson Beza, 47, nas diversas competições de corridas de rua, a Cerbranorte ajuda na disseminação do cooperativismo através de palestras e encontros realizados pelos atletas para o público em geral, mas, principalmente, para os alunos das escolas da região.

“Já são sete anos de incentivo”, detalha Ederson Beza, que viu o esporte mudar sua vida e ajuda a disseminar o mesmo. “Sempre levamos a informação às pessoas, que praticar exercícios físicos fortalece o corpo e nos trás saúde”. Seu colega de ‘empreitada’, destaca a fundamental importância do apoio da cooperativa. “Com esse apoio conseguimos participar de corridas a nível internacional, representando a nossa cooperativa e a nossa cidade de Braço do Norte”.

Associação braçonortense de Karatê

Associação Braçonortense de Karatê também recebe apoio da Cerbranorte. A Associação, que conta com o trabalho de professores voluntários, atende crianças carentes do município, propiciando a elas os benefícios da prática do esporte. As crianças atendidas são desenvolvidas através da prática a disciplina, a confiança, a paciência e o espírito esportivo. Além disso, têm a oportunidade de participar de competições por toda a região.

Japinha do Karatê

Destaque no Karatê regional, a atleta mirim Anabel da Silva Silveira, 14, conhecida como Japinha do Karatê, também recebe apoio da cooperativa. A menina, que pratica a arte marcial desde os 5 anos de idade, é fruto da Associação de Karatê, e tem brilhado e sendo medalhista nas mais diversas competições, nacionais e internacionais. “Depois de cinco anos treinando em Braço do Norte, mudei para a Impacto Karatê de Tubarão, onde entrei para a Seleção Brasileira com apenas 11 anos, me tornando a mais nova da seleção”, conta. “Aí a minha carreira explodiu”.

Japinha costuma falar que todas as suas conquistas até hoje ela conseguiu, principalmente, pela ajuda que recebe. “A parte mais difícil de ser um atleta de alto rendimento não é só treinar e treinar, é lidar com os gastos e isso inclui as viagens, os exames que temos que fazer quase diariamente, as consultas, entre outras coisas” conta. E indica a prática. “O karatê é uma arte vitalícia, ela ajuda em tudo o que você pode imaginar, tanto mentalmente quando fisicamente”.

Atletismo

A Cerbranorte é apoiadora master dos Jogos Escolares de Braço do Norte – JEBRA. O evento é realizado no Colégio Dom Joaquim e conta com a participação de diversas escolas, com alunos de 9 a 12 anos. Além da realização das provas de atletismo, as crianças participaram de brincadeiras, recebem lanche e contam com a companhia do Cebranito. De acordo com o professor de Ed. Física e organizador, Thiago Rocha, o objetivo da realização do JEBRA é incentivar a prática esportiva entre as crianças, principalmente o atletismo. Trabalhar a importância da cooperação, do empenho e da disciplina na conquista de resultados e metas.

AAMCEV – Associação de Artes Marciais, Cultural e Esportiva do Vale – MultiAção

Através de parceiras com a prefeitura e a Fundação Municipal de Esporte, Carlos Augusto Cardoso, o Kall da Associação de Artes Marciais, Cultural e Esportiva do Vale (Multiação), leva o esporte às pessoas de diversas esferas, com projetos para a melhor idade e baixa renda. Um dos parceiros da academia também é a Cerbranorte, que já ajudou com apoio a seus atletas de alto rendimento.
A jovem destaque Letícia de Souza Aguiar Cardoso, que integra a Seleção Brasileira da modalidade nas categorias de base, foi uma dessas atletas. Em 2018, ela viajou à Leicester, na Inglaterra, para a disputa o Wado Kai All Nations Championship (Campeonato Mundial da Wado Kai). E nas próximas semanas, viajará para o Ceará também com o apoio da cooperativa, para o Meeting Nacional Sênior, competição que conta pontos para o ranking nacional “As atletas mais bem ranqueadas disputam mundiais. Se permaneceu o karatê na Olimpíadas já está contando pontos para ser uma das atletas selecionadas”, salienta ele, confiante em sua atleta. “Vamos atrás desses pontos”.
Letícia tem um histórico vitorioso, é medalhista em karatê, judô, jiu-jitsu e taekwondo

Mais posts