CERBRANORTE: QUALIDADE E AGILIDADE EM PROL DO ASSOCIADO

Com mais de 50 anos de história, a Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte), sempre participou ativamente do cotidiano das cidades em que atua. Em Braço do Norte e Rio Fortuna, a cooperativa está sempre presente em programas sociais, eventos beneficentes e comemorativos, projetos esportivos, feiras sociais e no apoio ao crescimento socioeconômico da região.
Desde que assumiu a cooperativa em abril de 2011, a atual diretoria, coordenada pelo presidente Antonio José da Silva, tem conquistado bons resultados à frente da cooperativa. “Todas as diretorias anteriores fizeram o que puderam e agora nós estamos fazendo o possível para melhorar o atendimento ao associado e propiciar mais qualidade de energia”, afirma o presidente.
De acordo com Toninho, como é conhecido, importantes aquisições foram feitas desde 2011. Aquisições essas que beneficiam significativamente o associado. Dentre as aquisições estão um caminhão de linha viva e um aparelho Termovisor. “Este aparelho detecta, como se fosse um raio-x, problemas na rede antes mesmo dele se manifestar. E com o caminhão de linha viva é possível que o reparo seja feito com a rede energizada. É mais agilidade e qualidade”, destaca.

Construção de uma nova subestação é estudada

De acordo com o presidente da cooperativa, Antonio José da Silva, além de beneficiar a população quanto à qualidade da energia elétrica, a obra, em São Ludgero, deverá contribuir também com a economia do município. “Hoje a cidade não pode abrigar uma grande empresa porque não tem capacidade de energia para isso. Com a nova subestação aumentaremos a capacidade e consequentemente poderemos atender a demanda de uma empresa de grande porte”, explica.
Outro benefício será a rapidez no atendimento ao associado e na manutenção. “Quando cai um alimentador aqui e a Celesc não pode religar de Tubarão, eles precisam deslocar uma equipe para cá, para, então, fazer o religamento. Com a subestação aqui, esse problema será resolvido bem mais rápido, já que a nossa equipe fará a manutenção”, afirma o engenheiro eletricista Fábio Mouro. Ainda de acordo com o engenheiro, a atual voltagem da energia que Braço do Norte recebe da Celesc é de 69 mil volts, após a conclusão da obra a voltagem passará a ser de 138 mil volts.
O objetivo é que as obras da nova subestação comecem até o final deste ano e a estimativa é de que fique pronta até dezembro de 2014. Conforme o engenheiro Fábio Mouro, outra obra já está sendo estudada. “O objetivo é fazer uma subestação também em Rio Fortuna, com o intuito de aumentar o potencial de energia, que hoje chega baixa no município”, explica.

Algumas aquisições da Cerbranorte:

Uma caminhonete Fiat Strada;
Um caminhão equipado para trabalhar na Linha Viva
Um aparelho GPS para facilitar a localização dos ativos imobilizados
Um Munck e um guindaste para um carro
Um gerador de energia de 150kva
Cinco religadores automatizados, controlado direto do COD
Rede de fibra ótica para interligar os religadores acima citados
Um banco de regulador para Rio Fortuna
Aproximadamente 150 transformadores novos
Aquisição de uma rede da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), que vai da nova subestação até o Km 2.
As melhorias:

Construção do almoxarifado na sede de Braço do Norte
Melhorias na parte de informática para agilizar o atendimento na cooperativa
Melhorias na rede trifásica
Implantação da fatura instantânea
Reinicio das obras da PCH, que deve estar pronta até 2014.
Melhoria nas redes de energia em geral
Construção de dois Bay de saída na subestação.

Mais posts