Cerbranorte é destaque em SC por reajuste baixo na tarifa de energia

Todos os anos, em setembro, ocorre reajuste na tarifa de energia em quase todas as cooperativas catarinenses. Cerbranorte está entre as com menor reajuste das 21 cooperativas que tiveram novas tarifas anunciadas essa semana pela Aneel.

Na manhã de terça-feira, 27, em reunião ordinária da diretoria, a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, determinou os novos valores das tarifas de energia elétrica para maioria das cooperativas de Santa Catarina, que passam a valer a partir do dia 30 de setembro deste ano, e terão vigência até 29 de setembro de 2023. Para a Cerbranorte, os reajustes que acontecem anualmente e as revisões tarifárias que acontecem a cada quatro anos, ocorrem sempre no fim do mês de setembro, utilizando metodologia da Aneel. 

Na Cerbranorte, reajuste geral médio ficou em 5%; para a classe residencial 5,20%, para consumidores de alta tensão, o Grupo A (13,8kV), o reajuste ficou apenas 1,52%, um dos menores reajustes entre todas as cooperativas distribuidoras de energia de Santa Catarina.

Para o presidente Mayco Luiz Niehues, a nova gestão teve participação nesse ativa nesse excelente resultado. “Existe um processo de ajuste tarifário, em que os colaboradores das áreas comercial, engenharia e contábil trabalham juntos. No dia 29 de agosto, os conselheiros da administração da Cerbranorte Distribuição se reuniram para que o efeito sentido pelos consumidores fosse mínimo. Sabemos que esse índice é resultado de diversas ações que a diretoria tem tomado; afinal nossa administração visa ser justa tanto na distribuição de energia como na área social também”, complementou.

“No processo de reajuste da tarifa de energia são atualizados, ajustados e previstos os valores de custos com energia, transporte, encargos e distribuição para o próximo ciclo anual tarifário, que no caso da Cerbranorte é de setembro a agosto”, explicou o gerente de regulação, Itamar José de Almeida. A Aneel já publicou a resolução com os ajustes. Na região, a média do reajuste ficou entre 10% e 15%; sendo que na Celesc ficou em 11,32%.

Mais posts