A criação de uma nova empresa foi aprovada na noite dessa segunda feira, dia 4, em Assembleia Geral Extraordinária da Cerbranorte, realizada no salão paroquial, em Braço do Norte. Assinaram a lista de presença 292 associados, que votaram para o desmembramento e criação de uma nova empresa, a Cooperativa de Geração de Energia Elétrica e Desenvolvimento de Braço do Norte – Cerbranorte-GD.
Tendo como itens apreciados e aprovados o Relatório da Comissão de Desmembramento, a denominação da nova sociedade, o estatuto social, a nomeação dos membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal e fixação de pró-labore, a empresa passa a funcionar a partir do momento em que todos os registros legais, como CNPJ e inscrição estadual, entre outros, estiverem concluídos.
O desmembramento atende uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que exige empresas distintas para geração e distribuição de energia. Com o desmembramento, parte do capital da Cerbranorte Distribuição, cerca de R$ 17 milhões, será transferido para a Cerbranorte-GD. A diretoria da nova empresa será composta, até 2015, pelos membros da diretoria da Cerbranorte Distribuição, sendo que a cédula de presença não terá ônus.
Outra conquista foi a aprovação da construção e de contratação de financiamento de uma nova subestação, denominada São Basílio, de 138 KV. A nova subestação será construída no bairro Bela Vista, em Braço do Norte. O início das obras, de acordo o presidente Antonio José da Silva, o Toninho, está previsto para o início de 2014, com término previsto para outubro do mesmo ano.
De acordo com o engenheiro eletricista da Cerbranorte, Fabio Mouro, em 2006 e 2012 foram realizados estudos juntamente com a Celesc, que apontam para a necessidade da construção da nova subestação. “A linha de distribuição que alimenta a linha de 69 mil volts esta com 98% de sua capacidade, não tem mais como acrescentar carga. A construção da nova subestação dará além de qualidade, mais confiabilidade para o associado”, afirma.
Para o presidente da Cerbranorte, agora também presidente da Cerbranorte-GD, Antonio José da Silva, a assembleia foi uma demonstração da força do associado. “Os associados estão de parabéns, participaram ativamente da assembleia, fazendo valer o seu direito como sócio. Assumimos, mais uma vez, o compromisso de fazer sempre o melhor para o associado”.
A Cerbranorte-GD
A Cooperativa de Geração de Energia Elétrica e Desenvolvimento de Braço do Norte – Cerbranorte-GD tem por objetivo a prestação de serviços aos seus associados. Tem como objeto as atividades de infraestrutura, legalmente permitidas, que reúnam os meios necessários para promover o desenvolvimento econômico e social em sua área de atuação, através da geração de energia elétrica para o consumo de seus associados, fornecimento de acesso a fontes alternativas de energia e as novas tecnologias. Tem ainda como objeto a disponibilização dos meios para promover o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelos associados e a elevação da sua qualidade de vida.
Ainda de acordo com o estatuto, a Cerbranorte GD poderá atuar como produtor Independente de Energia (PIE), isoladamente ou reunida em consórcio com outras empresas que recebam concessão ou autorização de poder concedente para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida.
Natal da Cooperação promete encantar Braço do Norte com solidariedade e grandes atrações
No dia 11 de dezembro, a partir das 19h, a sede da Cerbranorte, em Braço do Norte, será o palco de uma grande celebração natalina