A Cerbranorte foi uma das primeiras cooperativas de infraestrutura no ramo de eletrificação em Santa Catarina a implantar o Programa Cooperjovem. Ele é realizado em parceria com o SESCOOP nas escolas que compreendem a área de atuação da cooperativa.

São mais de 10 anos desde a implantação e neste tempo foram realizadas centenas de ações para promover o cooperativismo no ambiente escolar. Atualmente, o Cooperjovem na Cerbranorte tem a participação da E.M. Atílio Ghisi e E.E.B Dom Joaquim, de Braço do Norte, e E.M. Prof. José Boeing, de Rio Fortuna. Todas se dedicam muito ao programa, os professores passam por diversas capacitações para desenvolverem as atividades nas escolas e os alunos participam ativamente de tudo o que é proposto.

Conheça as escolas Parceiras

O objetivo é mostrar às crianças que cooperar é muito melhor que competir, realizando atividades constantes que envolvem toda a comunidade escolar. Além disso, o Cooperjovem desenvolve e implementa uma proposta de educação, baseada nos valores cooperativistas, como justiça social, solidariedade, participação, liberdade, igualdade, equidade e autonomia.

Escola Municipal Atílio Ghisi

Situada na Rua Antônio Isidoro, no Bairro Lado da União, a escola municial Atílio Ghisi foi criada em 20 de novembro de 1969, quando o bairro ainda pertencia a Orleans. Já em 1996, a escola passou a pertencer a Braço do Norte. No decorrer do tempo, mudou o espaço físico, mudou o alunado, mudou a composição do seu corpo docente e discente, renovou e renova sua pedagogia, adaptando-a ao espírito de equipe com uma educação para o uso responsável da liberdade, dando ênfase à educação para uma opção consciente de valores e atitudes, além da formação individual e coletiva da construção da cidadania.
Mesmo após todas as mudanças, permaneceram firmes os objetivos de oportunizar uma educação aprimorada e lutar, diariamente, pela verdade, pelo direito humano, pela responsabilidade e pelo diálogo constante em busca de integração entre todos. O nome da escola é uma homenagem ao pai do deputado Ademar Ghisi.

E.E.B Dom Joaquim

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOM JOAQUIM Em 1º de agosto de 1923, foram iniciados os trabalhos na ESCOLA PAROQUIAL ‘DOM JOAQUIM’. Sendo os primeiros professores: Antônio Rohden, Pedro Scharf e Roberto Kniess, que administravam aulas para 122 alunos. O diretor, na época, era o Pe. Nicolau Gesing. Em 10 de agosto de 1976, passou a compor um só estabelecimento de ensino de 1º e 2º graus o então Grupo Escolar Dom Joaquim e o Colégio Normal Profº Lauro Locks, com a denominação de COLÉGIO DOM JOAQUIM. Atualmente, tem a denominação de ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “DOM JOAQUIM”, oferece o Curso de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e o Curso de Ensino Médio.

Escola Municipal Professor José Boeing

A Escola Municipal Professor José Boeing está situada no centro de Rio Fortuna, na Avenida Sete de Setembro. A instituição, criada em 17 de março de 1998, atende do 1º ao 5º ano, e conta com um total de 228 alunos. No mesmo prédio funciona também o Centro de Educação Infantil Cantinho da Criança, que atende 112 crianças de 4 e 5 anos. O objetivo primordial da escola é a promoção de uma educação de qualidade, visando desenvolver a cidadania do educando.

O nome da escola é uma homenagem a um professor da década de 30 a 60, que era muito severo, mas ensinava bem e participava ativamente da comunidade.