Cerbranorte se une à Ceprag e à Cejama em grande ato de intercooperação

Nesta quarta-feira, 17, uma compra de energia em conjunto provou a força que as cooperativas têm quando ‘dão as mãos’.

A intercooperação, o 6º princípio do cooperativismo, é uma das práticas que está muito presente na atual gestão da Cerbranorte. Nesta quarta-feira, 17, essa união entre cooperativas foi ainda melhor notada, com a presença do presidente da Cooperativa de Eletricidade Praia Grande (Ceprag), e da Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado (Cejama), que estiveram na sede da Cerbranorte  acompanhados de colaboradores das equipes técnicas e contábeis para participação no leilão de compra de energia no Mercado Livre. As três cooperativas necessitavam comprar volumes pequenos de energia para o ano de 2022. A soma destes volumes de energia num único leilão aumentou a quantidade de vendedores interessados e, consequentemente, conseguiram um preço de compra muito melhor.

Colaboradores das cooperativas juntamente com seus presidentes e a equipe da Comerc, empresa que assessora a Cerbranorte em leilões

Para o presidente da Cejama, Adelar Machado, ações como essa só ressaltam como a parceria entre cooperativas é importante. “Precisávamos de uma fatia pequena de energia. Como discutimos tudo juntos e decidimos comprar em conjunto, conseguimos um preço que jamais teria dado certo individualmente”, falou o presidente, que se mostrou satisfeito diante da ideia, proposta pela Cerbranorte.

Já o presidente da Ceprag, Patrique Alencar Homem, contou que a intercooperação já é muito vista em Jacinto Machado. “Em datas comemorativas, como no Dia do Cooperativismo, juntamos com outras cooperativas, não só do nosso segmento. Procuramos bons parceiros sempre que possível”, contou. Na visão do presidente, a parceria no leilão de energia deveria ter vindo antes. “Todas as ações que fizermos em conjunto potencializam os resultados”, concluiu.

A ideia inicial, segundo explicou o gerente de regulação da Cerbranorte, Itamar José de Almeida, foi convidar outras cooperativas catarinenses para fazer um leilão conjunto. Essa união de forças e objetivos provou ser possível gerar ainda mais economia. Itamar lembra que a assessoria de especialistas da equipe de Gestão de Distribuidoras da COMERC forneceu novamente  tranquilidade e todo apoio técnico para a realização exitosa do leilão. 

A ação das três cooperativas foi elogiada também pelo presidente da Cerbranorte Distribuição, Mayco Luiz Niehues, que complementou as falas dos presidentes. “Com essa união, a gente fez o leilão ficar mais atrativo, assim mais empresas se habilitaram e tivemos o melhor preço”, explicou. Mayco ainda ressaltou que recebê-los na sede em Braço do Norte foi uma honra. “Foi uma oportunidade para troca de ideias. Fizemos alguns alinhamentos, sobre o que estão fazendo de diferente lá, para que possamos estar somando esforços e trazer o melhor para os associados. Isso é o mais maravilhoso da intercooperação”, concluiu.

 Assim como Mayco, a presidente Valneide também aproveitou para estar presente e conhecer o outro lado dos leilões, uma vez que a Cerbranorte Geração pode participar em leilões de venda, e não de compra. Para o vice-presidente Roberto Kindermann, que também participou do encontro, poder receber as coirmãs na cooperativa e ter um resultado tão positivo como esse reforçou ainda mais a importância da prática do cooperativismo, principalmente a intercooperação.

Não foi só desta vez que a Cerbranorte se uniu com outras cooperativas. Como leva o 6º princípio do cooperativismo muito a sério, costuma fazer parcerias, como no “Cooperar É Isso” e “Natal dos Valores”, em que todas as cooperativas de Braço do Norte e Rio Fortuna são convidadas a participarem. Cooperativas como Sicoob, Cresol, Unimed, Sicredi, Cooperalfa são exemplos que frequentemente participam de ações com a Cerbranorte. Vale destacar treinamentos importantes que são realizados com outras cooperativas de infraestrutura, além de um destaque: o projeto de construção da linha de distribuição de energia de 138 kV em parceria com a Cegero.

Mais posts