Foram divulgadas as bandeiras tarifárias referentes ao mês de julho para todo o país. Para os subsistemas Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foi acionada a bandeira amarela, que indica condições de geração menos favoráveis. Já para o subsistema sul, foi acionada a bandeira verde, que representa condições favoráveis de geração de energia. Se o sistema estivesse valendo, nas regiões com bandeira amarela, a tarifa sofreria um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos. Já nas regiões da bandeira verde, não haveria nenhum acréscimo.
Para facilitar a compreensão das bandeiras tarifárias, 2013 será o Ano Teste. Em caráter educativo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulga mês a mês as bandeiras que estariam em funcionamento.
Além disso, as distribuidoras de energia divulgarão, na conta de energia, a simulação da aplicação das bandeiras para o subsistema de sua região. O consumidor poderá compreender então qual bandeira estaria valendo no mês atual, se as bandeiras tarifárias já estivessem em funcionamento. Os procedimentos comerciais para aplicação das bandeiras tarifárias foram determinados pela Resolução Normativa nº 547/2013. Leia mais aqui. (PG/DB)
Fonte: www.aneel.gov.br